opinião

OPINIÃO: A falta de pudor de um certo professor!

Só para esclarecer, aos que não leram sobre o artigo publicado no Diário do Povo, Teresina, Piauí, do professor aposentado do Instituto Federal do Piaui, José Maria Vasconcelos. "O pudor da mulher atrai o respeito do homem", causou muita polêmica e repúdio por órgãos e instituições não somente do Piauí. Resolvi falar sobre essa falta de pudor do professor em escancarar ideias e pensamentos retrógrados, sexistas, com tons de misoginia em pleno século 21 e lembrar, no que tange aos direitos da mulher, não podemos piscar os olhos, que algum rojão nos atropela e junto tenta levar nossas conquistas. Bem, o professor em questão, dentre tantas asneiras escritas, disse que os "homens só avançam se elas abrem as pernas", que as delegacias da mulher deveriam ser fechadas e tomada como ação contra a violência de conduta de "pudor feminino". Enfim, que a culpa da violência contra as mulheres é delas mesmas, as despudoradas que diante de sua conduta não conseguem frear o instinto dos machos. 

Muito infeliz que esse senhor tenha a falta de pudor de escrever tanta imbecilidade face aos dados de violência contra as mulheres em nosso imenso país. Mas, o mais preocupante, entendo, é que, essa manifestação que teve muitos aplausos, encontra em muitos hipócritas ressonância, isso tudo é, além de inquietante, de grande desapontamento, para todos e todas que lutam para a igualdade da mulher, ler tanta estupidez, que com a ajuda das redes sociais toma repercussão imensa.

Por outro lado, é animador que de forma tão imediata quanto a publicação do artigo houve diversas notas de repúdio e manifestações contra o artigo, como do Ministério Público do PI, do Núcleo de Promotorias de Justiça da Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, afora as inúmeras manifestações em redes sociais.

Não podemos nos calar. Nós, que falo, é sociedade, mulheres e homens, todos que respeitam os direitos humanos de todos os seres humanos, sua liberdade, não podemos piscar os olhos no que se refere à manutenção e conquistas dos direitos das mulheres. E toda manifestação contrária deve ser repudiada, nunca esquecendo o que disse Simone de Beauvouir: "Por vezes a palavra representa um modo mais hábil de se calar do que o silêncio." Não nos calemos, sem pudores!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: A vida e a morte nas quadras de tênis Anterior

OPINIÃO: A vida e a morte nas quadras de tênis

OPINIÃO: Por que concentrar riquezas ilimitadamente? Próximo

OPINIÃO: Por que concentrar riquezas ilimitadamente?

Colunistas do Impresso